10 found
Order:
Disambiguations
Maria Luísa Couto Soares [9]María Luísa Soares [1]
  1.  22
    Crónica.José Gama, Marcos Roberto Nunes Costa, Maria Luísa Couto Soares, Nuno Venturinha, Luís Machado De Abreu, Fernando Aranda Fraga & Pedro Braga Falcão - 2008 - Revista Portuguesa de Filosofia 64 (1):633 - 647.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  28
    Crónica.José Gama, Marcos Roberto Nunes Costa, Maria Luísa Couto Soares, Nuno Venturinha, Luís Machado De Abreu, Fernando Aranda Fraga & Pedro Braga Falcão - forthcoming - Revista Portuguesa de Filosofia.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Crónica.José Gama, Marcos Roberto Nunes Costa, Maria Luísa Couto Soares, Nuno Venturinha, Luís Machado de Abreu & Fernando Aranda Fraga - 2008 - Revista Portuguesa de Filosofia 64 (1):633-647.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  36
    The impossible happiness: after De la vie Heureuse.Maria Luísa Couto Soares - 2011 - Cultura:267-280.
    O objectivo deste artigo é a exploração de duas perspectivas contrastantes das teses de Leibniz sobre a Vida Feliz: numa, a felicidade depende da razão iluminada e da compreensão. A razão e a sabedoria são os verdadeiros fundamentos da felicidade, e se alcançarmos essa “Ciência da felicidade”, encontrá-la-emos, sem qualquer dúvida. A outra perspectiva apresenta-nos a finitude humana, a confusão que rege muitas vezes a própria vida, a fraqueza da vontade e os limites da razão, como obstáculos para a felicidade (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  19
    Conceitos sem fronteiras: Frege e Wittgenstein.Maria Luísa Couto Soares - 2014 - Revista Filosófica de Coimbra 23 (45):175-192.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  9
    Do "Amphitruo" de Plauto ao "Auto dos Anfitrioes" de Camoes: paragramatismo e originalidade.María Luísa Soares - 2011 - Humanitas 63:451-471.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Juicio político y presunción de verdad.María Luisa Couto Soares - 2006 - Anuario Filosófico 39 (87):693-720.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Mismidad y diferencia.María Luisa Couto Soares - 1990 - Anuario Filosófico 23 (2):131-138.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  30
    O Estatuto Do Singular: Estratégias e Perspectivas.Maria Luísa Couto Soares, Nuno Venturinha & Gil da Costa Santos (eds.) - 2008 - Lisbon: Imprensa Nacional-Casa da Moeda.
    O tradicional problema do conhecimento do singular mantém-se hoje em dia: o impasse assinalado por Aristóteles prevalece na maioria das ciências actuais que lidam precisamente com casos particulares, contingentes, imprevisíveis, que escapam ao enquadramento nos modelos categoriais. Este Colóquio sobre O Estatuto do Singular constituiu um desafio para todos aqueles que em diversas áreas filosóficas e científicas se enfrentam com a necessidade de repensar modelos e estratégias aplicáveis ao caso prático, à decisão, à acção, à inovação, à invenção; noções como (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  17
    O ‘programa fiduciário’ de Polanyi e a refutação do criticismo moderno.Maria Luísa Couto Soares - 2015 - Cultura:223-245.
    O “programa fiduciário” de Polanyi desafia o ideal da racionalidade moderna de alcançar uma completa justificação de todas as crenças, submetendo-as a uma crítica prévia à sua aceitação. Este requisito é um dos malefícios que está na raiz de preconceitos filosóficos e científicos que Polanyi se propõe superar. Este artigo apresenta o confronto entre o “modelo linear” da justificação do conhecimento, a partir de um princípio absoluto, com a alternativa do “modelo circular” proposto por Polanyi. Não se trata de uma (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark